Horizontes perfumados Horizontes perfumados
Campos de lavanda no Planalto de Valensole, França
Campos de lavanda no Planalto de Valensole, França (© zpagistock/Getty Images)
Se você está em busca de uma viagem repleta de aromas, siga seu olfato até o Planalto de Valensole, na região da Provença, na França. Do final de junho até meados de julho, esse planalto elevado se transforma em um vasto mar roxo de lavanda. Situado a quase 600 metros de altitude e com mais de 800 quilômetros quadrados de extensão, é uma das maiores áreas da França dedicadas ao cultivo dessa planta aromática.
A lavanda floresce na Provença há séculos. Os antigos romanos a trouxeram para o sul da França, utilizando-a em banhos, na culinária e para fins medicinais. A palavra “lavanda” vem do latim “lavare”, que significa “lavar”. Na Idade Média, monges já a cultivavam com propósitos terapêuticos. O verdadeiro crescimento, no entanto, ocorreu no século XIX, com o avanço da indústria de perfumes em Grasse.
Hoje, cerca de 1.700 produtores cuidam de 25.000 hectares de lavanda e lavandim. E, se você não puder ir à França, o Brasil também oferece experiências encantadoras — como O Lavandário, em Cunha (SP), que floresce o ano todo. Planeje-se, siga o aroma e viva um verão perfumado de memórias.