Uma vista eucaliptástica
Vale Megalong, Parque Nacional das Blue Moutains, Nova Gales do Sul, Austrália
Hoje, estamos na Austrália, no grandioso Parque Nacional das Blue Mountains. Visto na imagem, esse santuário natural é um mosaico de penhascos imponentes, florestas densas e cachoeiras escondidas. Mas, além da névoa azulada que dá nome à região, o que se sente no ar é o aroma dos eucaliptos. Com 92 espécies catalogadas, essas árvores dominam a paisagem e sustentam a vida local, alimentando coalas e oferecendo abrigo para diversas aves e insetos.
E sabia que o Brasil não apenas cultiva eucaliptos em grande escala, mas ultrapassa a Austrália, seu país de origem, em área plantada? Introduzido no início do século XX, o eucalipto tornou-se peça-chave na indústria de papel e madeira brasileira. Enquanto nas terras australianas as árvores podem levar até 100 anos para crescer, as nossas se tornam adultas em apenas sete.
Duas regiões distantes, conectadas por raízes inesperadas - na Austrália, o eucalipto sustenta ecossistemas inteiros; aqui, movimenta a economia. Sua história nos revela o poder de adaptação da natureza, ao mesmo tempo em que nos lembra da nossa responsabilidade de equilibrar progresso e preservação.
本周 2025年第10周
必应精选
全球之美